EMEB do Espaço Cidadania

Não fechem nossa escola! A EMEB do Espaço Cidadania precisa de você

Neste final de semana, educadores e alunos de São Bernardo do Campo foram surpreendidos com a informação de que o governo decidiu extinguir a EMEB do Espaço Cidadania para ceder espaço integral à Secretaria de Saúde.

A EMEB do Espaço Cidadania, que é localizada em região central próxima à Igreja Matriz, atende entre o primeiro e o segundo semestre de 2020 dos períodos da manhã, tarde e noite uma média de 350 jovens e adultos – muitos dos quais trabalhadores que, ao término do serviço, conseguem ter fácil acesso à escola em razão de sua localização central. Seu fechamento obrigará os alunos a escolherem outras escolas ou serem encaminhados à EMEB Maria Adelaide, cuja distância acarretará dificuldades de acesso.

Além de ferir o direito à educação, a decisão de fechamento da escola sem qualquer diálogo com comunidade e equipe escolar é mais uma cena explícita da falta de respeito ao conjunto dos profissionais de educação e da falta de transparência dessa administração. O anúncio tardio, feito em meio ao processo de remoção no último dia de recurso, impossibilitou que educadores prejudicados pela escolha de uma escola a ser extinta pudessem exercer o direito ao recurso.

Na omissão, o governo Morando deixou que a EMEB do Espaço Cidadania fosse opção no processo de remoção, prejudicando profissionais e maculando o resultado do processo. Obviamente, se diretores e coordenadores soubessem que a escola seria fechada, não a teriam indicado como opção e o resultado do processo teria sido outro também para os demais profissionais envolvidos na remoção.

Antes disso! A bem da verdade (ou melhor, da transparência), havendo a decisão de fechamento de alguma escola, ela nem deveria ter sido apresentada como opção.

O fato é que ninguém decide fechar uma escola da noite para o dia, nem de uma semana para outra. Esperaram passar as eleições para informarem da decisão. Puro cálculo político para evitar desgastes eleitorais. A justificativa de que a cessão é necessária devido à pandemia não se sustenta, pois desde 2016 a Secretaria de Saúde tenta obter o prédio somente para si.

Em se concretizando o fechamento da EMEB do Espaço Cidadania, perdem alunos, perdem educadores, perde a educação pública municipal. Neste sentido, chamamos os educadores, famílias, alunos e todas as pessoas comprometidas com a educação pública a somarem forças nas ações pela continuidade da EMEB do Espaço Cidadania!

Em breve, mais informações! Juntos somos mais fortes!!!

#SomosTodosEspaçoCidadania

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s